Núcleo de Associados



Cada sócio faz parte de um Núcleo de associados para facilitar sua participação

A organização do quadro social torna o princípio da gestão participativa ainda mais evidente. Agrupados em núcleos, a voz de cada associado é amplificada, exercendo o direito e o dever de planejar, acompanhar, decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias ao longo do ano.

Orientado pela Lei do Cooperativismo, o Sicredi aprimorou o processo de participação dos associados, para que você tenha ainda mais representatividade nas decisões.

Neste formato, os associados ligados a uma Unidade de Atendimento (UA), são agrupados em Núcleos, para facilitar a sua participação no desenvolvimento da cooperativa. Isso acontece desde as primeiras semanas, quando o novo associado recebe as boas-vindas e conhece a estrutura da UA, da cooperativa, do Sistema Sicredi e noções básicas sobre cooperativismo de crédito.

Dentro dos núcleos, ocorrem os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa.

Cada núcleo é formado por igual número de associados para preservar o principio básico do sistema cooperativo: um associado igual a um voto. O núcleo elege um coordenador de núcleo, que tem voto representativo.

O coordenador tem o papel de mobilizar, coordenar e representar seu núcleo, levando as decisões dos associados para a assembleia geral.

É por meio das assembleias que os associados elegem o Conselho de Administração da Cooperativa e o seu presidente, responsável por representá-los e defender seus interesses junto a cada uma das centrais estaduais.

Juntas, as Centrais compõem a Sicredi Participações S.A. e contam com o apoio do Banco e empresas controladas, Confederação e Fundação. Esta é a estrutura sistêmica do Sicredi, que valoriza o relacionamento, oferece soluções financeiras e contribui para a melhoria da qualidade de vida do associado e da sociedade.

O QUE É UM NÚCLEO DE ASSOCIADOS

É o agrupamento de associados, na área de ação das cooperativas de crédito integrantes do Sicredi, a fim de proporcionar sua participação no processo de gestão e desenvolvimento da cooperativa.

Os núcleos normalmente têm entre 150 e 950 associados, dependendo do tamanho da cooperativa e da decisão da Assembleia Geral. Exemplo: A cooperativa Sicredi Dois Pinheiros tem 35.000 associados e a assembleia de associados, seguindo uma recomendação do Conselho de Administração, decidiu que seus núcleos terão uma média de 350 associados. Logo, essa cooperativa do Sicredi terá 100 núcleos, divididos conforme a localização geográfica de cada associado.

Cada Unidade de Atendimento deve ter pelo menos 1 núcleo de associados. Já a cooperativa não pode ter menos do que 20 núcleos.
REUNIÃO DE NÚCLEO

Segundo regulamentos internos do Sicredi, considera-se Reunião de Núcleo o encontro realizado com os associados, com caráter informativo, para debater assuntos relacionados à gestão e ao desenvolvimento da Cooperativa, sendo, entre outros:
As reuniões de núcleo serão normalmente convocadas pelo Presidente do Conselho de Administração, ou pelo Coordenador de Núcleo em conjunto com este, mediante convite afixado nas dependências da Unidade de Atendimento, com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

Não há limite de quantidade de reuniões de núcleo por ano, já que esses encontros são informativos.
ASSEMBLEIA DE NÚCLEO

Considera-se Assembleia de Núcleo o encontro realizado com os associados com o intuito de deliberar sobre:
  • a eleição e a destituição do Coordenador de Núcleo/Delegado, efetivos e suplentes;
  • os assuntos objeto da assembleia geral de delegados da Cooperativa, definindo o voto do Coordenador de Núcleo/Delegado, nos termos do § 4º do art. 16 do Estatuto Social.
Para convocar a Assembleia de Núcleo, é facultada a publicação do Edital de Convocação em jornal de grande circulação local e obrigatória sua afixação em local visível na Unidade de Atendimento.

As assembleias de núcleo (ordinária e/ou extraordinária) serão normalmente convocadas pelo Presidente do Conselho de Administração, mediante edital, com antecedência mínima de 10 (dez) dias, em única convocação.

O quórum para instalação da Assembleia de Núcleo, a ser calculado com base nas assinaturas digitais (biometria) ou físicas, deve ser o seguinte:
  • 2/3 (dois terços) do número de associados do núcleo, em primeira convocação;
  • metade mais um do número de associados do núcleo, em segunda convocação;
  • 10 (dez) associados do núcleo, em terceira e última convocação.
Por seguirem o mesmo rito das Assembleias Gerais, as Assembleias de Núcleo podem ser Ordinárias ou Extraordinárias.
Mais associados exercendo seu direito de voto

Votar e ser votado, de acordo com o Estatuto Social, constitui direito e, por consequência, dever basilar do associado. O 2º princípio universal do cooperativismo, Gestão Democrática, dá vida aos valores da democracia, da igualdade, da transparência e da responsabilidade.

Desde a realização das primeiras Assembleias de Núcleo, em 2010, o número de associados das cooperativas de crédito do Sicredi que exercem seu direito a voto deu um salto significativo. Em 2009, por exemplo, 32.092 associados votaram nas Assembleias Gerais. Em 2013, já com o advento das Assembleias de Núcleo, foram 220.031, ou 700% a mais.

Isso porque, até então, as reuniões que antecediam as Assembleias Gerais tinham somente caráter informativo. Se a cooperativa reunisse 5.000 sócios em várias pré-assembleias e somente 100 associados na Assembleia Geral, esse último era efetivamente o número de sócios no exercício do seu direito.

Nem todas as cooperativas do Sicredi realizam Assembleias de Núcleo

As Assembleias de Núcleo serão realizadas somente nas cooperativas do Sicredi que adotaram o voto por delegação (ver mais sobre o assunto na seção “Assembleias”).

COORDENADOR DE NÚCLEO

É um representante eleito por cada núcleo de associados. O coordenador de núcleo representa as decisões tomadas pelos associados em Assembleias de Núcleos, além de proporcionar continuamente o debate dos assuntos da cooperativa, das coisas que têm de ser conversadas entre os sócios, como em qualquer negócio.

O coordenador tem o papel de mobilizar, coordenar e representar seu núcleo, levando as decisões dos associados para a assembleia geral.

Ver mais sobre o assunto na seção “Coordenador de Núcleo”
QUAL É O MEU NÚCLEO E QUEM É O COORDENADOR

Saber o número do seu núcleo e quem é o coordenador eleito pelos associados desse núcleo para representá-los nas decisões e debates da empresa da qual você é sócio é muito importante para a sua participação na gestão da sua cooperativa de crédito.

Normalmente, as convocações e convite para Reuniões e Assembleias de Núcleo são feitas pelo número do núcleo. Isso porque é possível realizar encontros apenas de um núcleo ou encontro coletivo com vários núcleos. Nesse segundo caso, nem sempre o que é definido por um núcleo pode necessariamente ser a vontade dos associados dos demais núcleos. Por isso, a importância de saber a qual núcleo você pertence.

A informação sobre a qual núcleo você pertence e quem é o seu coordenador deve ser solicitada a um dos colaboradores da sua Unidade de Atendimento.