A importância da participação do associado na gestão da sua cooperativa

Cooperativa é a união de pessoas com interesses comuns, que buscam satisfazer aspirações e necessidades econômicas e sociais. A cooperativa de crédito é um instrumento de organização econômica da sociedade e sua gestão é democrática. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os associados, na proporção de suas operações e serviços realizados.

Para garantir o sucesso e a perenidade de uma cooperativa, é fundamental a participação dos associados na sua gestão e no seu desenvolvimento. Acompanhar e fiscalizar as ações dos gestores, seja por meio da participação em reuniões e assembleias, seja por meio da atuação dos conselheiros de Administração e Fiscal e dos coordenadores de núcleo eleitos pelos associados, faz parte das boas práticas de governança, constituindo-se um direito e um dever do associado.

Diferentemente de outros tipos de organizações, como os bancos, as cooperativas são administradas por seus associados, que são “os donos do negócio”, além de usuários dos serviços por ela prestados. Portanto, manifestar sua opinião nos fóruns de discussão organizados pela cooperativa, deliberativos ou não, é a melhor forma de ampliar a sensação de pertencimento e propriedade e garantir que seus interesses serão ouvidos pelos dirigentes.

Como participar para exercer o
papel de dono


As Unidades de Atendimento (UA) são o principal canal de atendimento e comunicação do associado com a cooperativa. É no contato com os colaboradores que os associados poderão esclarecer ou encaminhar suas dúvidas sobre a cooperativa, no que se refere à gestão do empreendimento.

Além disso, a cooperativa disponibiliza canais e mecanismos adequados e transparentes para o associado exercer seu papel de dono do negócio e participar das decisões:
  • Reunião de Núcleo (caráter informativo);
  • Assembleia de Núcleo (caráter deliberativo);
  • Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (caráter deliberativo);
  • Curso de formação sobre sociedades cooperativas;
  • Boletim Informativo;
  • Mural nas UAs;
  • Publicação de balanços;
  • Sites institucionais;
  • SAC;
  • Ouvidoria.
Participar exige informação, conhecimento e capacidade de decidir. Ter pleno conhecimento das informações e dos resultados melhora a opinião dos associados.

Os Coordenadores de Núcleo, os Conselheiros de Administração e os Conselheiros Fiscais, eleitos pelos associados, são uma ótima fonte de informação sobre a gestão da cooperativa.

Saiba um pouco mais por que participar

NOTÍCIAS

Com caráter formativo e informativo, evento contou com a participação de 49 coordenadores de núcleo e mais de cem convidados
Sicredi Norte Sul PR/SP reúne coordenadores de núcleo em encontro regional
Na última quarta-feira (7/8), a cidade de Santo Antônio da Platina, localizada no norte do Paraná, sediou o 1º Encontro de Coordenadores de Núcleo da Sicredi Norte Sul PR/SP. O evento, que reuniu mais de 140 pessoas, entre associados,...
VEJA MAIS